Oficial encarregado de conferir e verificar os títulos de nobreza, de declarar a paz ou a guerra e de fazer proclamações solenes.

20061119

IMPLOSÃO OU EXPLOSÃO

Como todos sabem a nossa Câmara é governada ou desgovernada pela coligação PSDS/CDS, ganharam as eleições porque Alberto Souto lhes ofereceu o poder numa bandeja de prata. Apesar da obra feita, foi castigado pelo Povo, por não saber viver em democracia, por ter menosprezado os adversários, fez uma campanha paupérrima e ao deitar os foguetes esqueceu-se das canas. Esta semana numa entrevista oportuna e nada ingénua dada a um diário local, vem criticar o seu sucessor, com piadas de mau gosto sobre Teresa de Calcutá, no seu arrogado discurso, diz-se injustiçado pelo Povo e queixa-se da falta da gratidão deste, esquecendo ele a falta de gratidão que sempre teve com o seu suporte eleitoral. Mas o mais relevante foi os elogios descomedidos feitos a Capão Filipe e a Jorge Greno como adiante entenderemos. A coligação foi para eleições para perder, daí a falta de rigor na escolha dos seus membros, a agravar tudo isto a falta de união e de sintonia politica entre eles, que até fisicamente estão separados, pois os Vereadores do CDS estão a trabalhar no edifício da Câmara e os do PSD estão na Pereira Campos aonde estão a grande maioria dos serviços. As reuniões de vereação ainda os vai juntando, mas a implosão já é mais que evidente no seu interior e agora aguardam-se os sinais exteriores, para termos eleições antecipadas. Alberto Souto bem informado, vem publicamente tentar que as detonações se façam ouvir na Cidade e sem pejo tenta alargar as fissuras e enaltece as possíveis qualidades dos vereadores do CDS, Capão Filipe e Jorge Greno, inflama o discurso contra o Presidente, para que a implosão se transforme em explosão. Oportuno como é soube escolher o time para dar uma estocada e posicionar-se para eleições antecipadas, nós e Lisboa, deveremos ser os primeiros a entrar neste processo. No nosso caso é o melhor que nos pode acontecer para não ficarmos com a nossa Cidade adiada ou mesmo paralisada quatro anos. Será que Souto está a pensar numa futura coligação contra natura, mas já experimentada no Governo entre PS/ CDS, eu particularmente não me admiraria, pois Souto tem o seu clã de amigos neste partido.

19 Comments:

Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

Aprecio o raciocínio do meu caríssimo amigo mas ele está inquinado de impossibilidades.

O ex-presidente da câmara de Aveiro e "pai do monstro" concelhio é uma personalidade política completamente fora do baralho para qualquer candidatura do PS no nosso concelho.

E será, futuramente, uma "carta fora do baralho" até para cargos fora do concelho... é só uma questão de tempo.

A sua despudorada vaidade, orgulho e, como se nota nesta entrevista, má educação e formação humanas levaram-no a uma derrota que não foi exclusivamente política mas, sobretudo, social.

É um homem só, quando muito com uns poucos sem qualquer peso político, a quem seduziu com horizontes que, pela sua maneira de fazer política, nunca viriam a enxergar.

Um abraço,

11:53 da tarde

 
Blogger Terra e Sal said...

Meu Caro Arauto:

Interessante, muito interessante mesmo, o seu post.
Do mesmo modo interessante o despeito e “blasonaria” do nosso amigo Mostardinha.
Não discutindo a personalidade do Dr. Alberto Souto (cada um tem a sua) das vezes que me foi proporcionado contactos com ele, achei-o uma pessoa extraordinariamente educada e simples...

Depois, quer queiramos quer não, e independentemente dos resultados eleitorais nas últimas autárquicas, e isso é que é importante para nós Aveirenses, temos de reconhecer que foi o melhor presidente de Câmara, até hoje, em Aveiro.

Perdeu as eleições, o povo é soberano,sabe o que quer, e hoje, tem o que escolheu.

Tendo lido a entrevista concedida ao Diário de Aveiro, não vi qualquer ressentimento de Alberto Souto, contra o povo de Aveiro...
Pelo contrário, recordo-lhe mesmo que na caixa do jornal, menciona que não está ressentido com o povo de Aveiro.

Depois, penso, que, não voltará a candidatar-se a Aveiro mas em política, nunca se sabe...

Embora isso seja pouco importante, para nós, munícipes, eu, ao contrário do nosso amigo Mostardinha não considero Alberto Souto uma pessoa convencida.

Acho-o sim, convencido, de saber o que quer, ao contrário de muitos...
Acaso isso será um defeito?

Bem, é capaz de o ser, pelo menos tendo como padrão o que por aí se vê...
Eu, reconheci-lhe, isso sim, uma capacidade de trabalho extraordinária, aliada a uma inteligência pouco vulgar nos políticos que conhecemos.

Se efectivamente ter brio "profissional" naquilo que se faz...
Ser capaz de com o mesmo entusiasmo enfrentar as dificuldades e revezes da vida...
Se ter amor e dedicação à causa que se abraça, é ser-se vaidoso...

Bem, assim, concordo com o Mostardinha, ele é mesmo um vaidosão...

Mas, penso que, não são estes predicados que movem o Mostardinha contra Alberto Souto, já que, ele, na sua cronicazinha de mal-dizer, deixou transparecer emoções primárias que a existirem, e parece-me bem que sim, devia sufocar bem dentro de si...

Daí, eu pensar, e até poderei estar errado, que move um grande despeito pessoal do Mostardinha contra Alberto Souto, e este, se calhar, nem disso se apercebe.

É que eu aplaudo Alberto Souto porque achei que ele foi bom para Aveiro e teria sido interessante pelo menos mais um mandato...
Mas “rei morto, rei reposto” e a vida continua.

Depois, embora ache que a Coligação está a fazer um mau trabalho, além das benesses que dá aos amigos, mesmo assim, quero que levem o mandato até ao fim.

Parece-me ter sido um erro aquela equipa ter feito a sua candidatura à Câmara e que eles, involuntariamente, ou não, estão a prejudicar muito o concelho...

Mas não me move qualquer razão pessoal seja contra quem for, nem desejo a sua queda.

Apenas, ao contrário, do que pensava de há uns meses a esta parte, desejava que ficassem quietinhos até ao fim do mandato para, não ser pior a
“emenda que o soneto”.

Cumprimentos.

4:01 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Vim deixar-te um beijo e agradecer a visita ao blog. Volte sempre!!!!
Com carinho,
Eärwen Tulcakelumë

7:28 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caro JAM,
As criticas a Souto que você faz, para mim são um pouco violentas, mas parece-me que o conhece melhor do que eu e por isso deve ter autoridade para as fazer.
Eu por falta de conhecimento da pessoa, atrevi-me ás criticas que fiz pelo conhecimento e análise que fiz á sua actuação como politico e não gostei nada da entrevista, pois a ele se deve a derrota do PS na autarquia.
Um abraço.

11:27 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caro Terra&Sal,
Vejo que é um admirador de A.Souto, que gostou da sua actuação como Presidente e contra isso eu não tenho nada a opôr. Eu também disse que deixou obra feita e só me esqueci de enaltecer a sua inteligência, que reconheço, mas não retiro um ponto ás criticas que lhe fiz, pois penso que mesmo assim fui um bocadinho generoso com ele, por motivos òbvios.
Foi um homem que marcou uma viragem significativa em Aveiro, fez muita coisa mas...
O comportamento e influência na derrota dele, não são condizentes com as qualidades pessoais que lhe atribui, ele perdeu e bem não pelas medidas impopulares do governo PS,nem por o Bloco de esquerda, mas sim pelos motivos que aponto.
"Quem semeia ventos colhe tempestades" e o Dr.A.Souto,com as benesses e favores que deu aos seus amigos do CDS, criou anticorpos muito grandes em homens de esquerda que o ajudaram muito a ser eleito no 1ºmandato.
Julgo que não estou a dizer nada que muita gente não saiba e que ele próprio não sinta, mas que lhe custa muito admitir.
A gratidão e a simplicidade, deixaram de ser palavras notadas no seu ego, logo que deixou de pensar, que precisava dessas pessoas.
Um abraço.

11:59 da tarde

 
Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

Subscrevo inteiramente o que diz:
- "...e não gostei nada da entrevista, pois a ele se deve a derrota do PS na autarquia."

Nem mais meu caro amigo.

Ele tenta sacudir a "água do capote" daquela forma bem covarde que conhecemos isto é, se ganhar fui eu que ganhei mas se perder a culpa é vossa

É um sujeito sem formação democrática, prepotente e que cultiva a submissão dos "seus subordinados"... senão...

Todos nós sabemos isso pois tão evidente o foi ao longo do seu exercício.
Obviamente que mais "inchado" no segundo mandato onde mostrou em todo o seu "explendor" a sua natureza perversa no que a isso diz respeito.

Relativamente ao "nosso amigo" Terra & Sal, permito-me só dizer-lhe que em mim não existe qualquer "despeito e “blasonaria”", mas tão só a constatação de realidades.

Não estivesse o meu "caro amigo" por detrás de pseudónimo que, áquilo que diz e nos termos que usa, que intitulo como insulto hipócrita e gratuito, eu responderia "á letra".

Mas ainda assim fique sabendo que "quem não está 'borrado' não cheira mal" e hipocrisia é o que, infelizmente, há mais.

Cumprimentos,

11:56 da tarde

 
Blogger Terra e Sal said...

Desculpe lá amigo Arauto deixe-me dar aqui uma explicação ao nosso amigo Mostardinha.

Ó meu Caro Mostardinha, por quem é...

Então o meu amigo achou que eu fui insultuoso para consigo?
E ainda por cima acha que o fiz só porque uso um pseudónimo?

Bem, é certo que não me conhece e assim não pode conhecer nem é obrigado a conhecer, o meu carácter
Mas já agora, saiba que,o facto de usar um pseudónimo para a minha estrutura mental e moral, não me permite dizer ou fazer coisas que, se não o usasse não diria...

Se por acaso tivesse ali o meu nome escarrapachado acredite que faria a mesmíssima coisa, e o meu comportamento não se alterava um milimetro e digo isto sem pejo nenhum.

Sabe amigo Mostardinha eu nunca faço aos outros aquilo que não queria que me fizessem a mim...

Você no seu comentário, disse o que lhe deu na “real gana”...
E o pior é que disse coisas sem sentido nenhum, e desculpe lá, demonstrou até ser uma pessoa de rancores, e manifestou mesmo alguma perigosidade, o que, é preocupante...

E isso é uma coisa muito grave pois além do mais, faz-nos criar conceitos a seu respeito que se calhar estão errados...

Eu simplesmente manifestei o que deduzi das suas palavras, e fi-lo com toda a sinceridade...
Se tiver algum, ou alguns amigos sinceros, e acredito que sim, se lhe der a ler o que escreveu, a letra e o espírito, da mesma, eles confirmam-lhe o que lhe disse, ou tem duvidas?

Se acaso acha normal aquilo que disse, das duas uma:
Ou eu sou um rapaz elegante de mais para andar metido nestas coisas, e a perder o meu tempo a dar-lhe troco...
Ou você, caro Mostardinha, vive num mundo muito afastado do meu.

É que, e pelos vistos não se apercebeu que, no seu comentário, fez sair “ baba e ranho” como se costuma dizer, e eu penso que devia ser mais comedido com os outros, e até tentar esconder essas pertubações...

E penso, e você pelos vistos não vai entender que, não o deveria fazer naqueles moldes, já que, em minha opinião, nem é bonito, nem civilizado.
E ao ter aquele comportamento fez tudo ao contrário, não conseguiu castigar o homem, não fez a crítica que pretendia, pelo que, penso, e como lhe disse tire dúvidas com algum amigo, no meio daquilo tudo você, é que ficou mal na “fotografia” e deu de mão beijada “pontos” ao visado.

Não sei se terei idade e saber para tanto mas penso que o meu caro num teste de psicotécnico e se já fez algum com certeza que confirma, deve ser uma desgraça já que, é um emotivo primário ( e isto não é ofensivo, saiba ) e impulsivo.

A sua personalidade, é certo, já ninguém a pode modificar, mas tente aperfeiçoá-la, contenha-se quando lhe dão esses “arranques”, conte até 100, e depois mais 100, até falar, ou escrever.
Dou-lhe a minha palavra que falo a sério, e com alguma autoridade no assunto.

E já agora saiba que, reconheço pelo que penso de si, que foi “leve” para comigo pelo modo como o vejo a tratar os outros...
Eu, aqui e agora, quis do mesmo modo sê-lo, e estou a sê-lo, retribuindo-lhe a cortesia.

Por fim, no seu último parágrafo quis insinuar não sei o quê sobre a minha pessoa mas não teve coragem suficiente o que achei estranho.
Mas eu ajudo-o...

Hipócrita, não sou, odioso também não, tachos não tenho, nunca tive, nem quero ter, favores pessoais não devo nenhum a ninguém...
E para subsistir razoavelmente neste mundo que você procura pôr ainda mais negro, quero que saiba, que nunca precisei de ninguém para me impor, e olhe que consegui.
Cumprimentos e um obrigado amigo Arauto

Cumprimentos amigo Mostardinha e tempere as suas fátuas agitações.

2:12 da manhã

 
Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

Não vou entrar em mais polémicas mas, com o devido pedido de desculpas que apresento, gostaria de lembrar ao nosso conterrâneo Terra $ Sal de que não fui eu que surgiu em defesa de terceiros.

O ex-presidente da CMA sabe muito bem defender-se e se tiver coragem que se exponha aqui na blogosfera onde, por sinal, até já teve um blog que, pelos vistos, tinha objectivos de oportunidade e nada mais.

O que eu disse, e digo, a respeito de tal sujeito, é baseado em factos pois conheço-o bem desde os tempos do liceu em que era o "betinho".

Não me alongo mais em pormenores porque este não é o local adequado.
Tivesse ele um blog que o amigo Terra & Sal logo conheceria melhor a "peça"... desde que ele colocasse os comentários "online" claro.

Para terminar só lhe digo que o amigo não conhecerá essa personalidade em todo o seu "esplendor" e do que ela é capaz de fazer se estiver em posição dominante.
E, se conhece bem, começo a ficar preocupado com a sua posição devido ao ditado:
- "Diz-me com quem andas..."

Mas eu compreendo-o, só que estamos literalmente em posições opostas no que a esta matéria diz respeito.
Mas se tivesse mais dados concretos, como eu tenho, estou convicto que mudaria a sua forma de ver a "peça".

Cumprimentos,

3:22 da tarde

 
Blogger Nuno Q. Martins said...

Caro Arauto!

Continua a surpreender-me pela forma objectiva como analisa as questões relacionadas com o Beira-Mar e com a política aveirense, e, também, a sensibilidade que transpira quando desabafa sobre as "coisas da vida".

Fiz um pacto comigo próprio de não comentar nem assumir posições em relação à vida política aveirense. Leio as edições online dos jornais e rádios locais, passo pela blogosfera e espreito os comentários na medida da minha disponibilidade. Cá no meu íntimo, faço as leituras e formulo as minhas opiniões. Chega-me.

Nestas andanças pela blogosfera, dei por mim a nutrir uma estima especial por pessoas que não conheço e, algumas, que nem sequer lhes sei o nome nem faço ideia de quem sejam.

Ao ler esta troca de impressões entre os caríssimos Terra & Sal e Mostardinha, algo me tocou. Tive aquela sensação de quem vê dois amigos a discutir e sente vontade de intervir.

Não sei se devia ou não fazê-lo, mas, aqui me encontro a escrever estas linhas sem deslizar o cursor para trás, o mesmo será dizer, que não tenciono apagar qualquer linha. O que vier a dizer, será sentido, e por isso, desculpado se for indevido.

Permita-me que me dirija ao amigo Mostardinha;

Independentemente da razão que o possa assistir, sou levado a concordar com o Terra & Sal em relação às afirmações infelizes que proferiu em relação ao Dr. Alberto Souto. É que estes blogues são espaços públicos e dizer algo aqui é assumir que não tem qualquer reserva em pronunciar-se em relação ao ex-presidente da CMA nesses termos em qualquer situação, à frente de qualquer pessoa. Depreendo que faça mesmo questão que todos saibamos o que o meu Caro pensa sobre o Dr. Alberto Souto. Nada lhe tenho a censurar.

Apenas lhe quero dizer que o seu discurso foi demasiado "pessoalizante" e ultrapassou claramente o âmbito de uma análise à actuação política do cidadão Alberto Souto.

Tais considerações só serão compreensíveis num contexto pessoal que, penso eu, não deveria trazer para a praça pública. É que só lhe fica mal e se tomo a liberdade de lhe transmitir esta ideia, é porque o estimo e surpreendeu-me.

Caro Mostardinha, aceite construtivamente estas minhas palavras e desculpe-me, antecipadamente, se tiver sido inconveniente.

Um abraço a todos, com renovada estima.

1:37 da manhã

 
Blogger Al Berto said...

Caro Arauto:

Mais uma vez o meu pedido de desculpas por usar este seu espaço para responder ao nosso amigo Nuno.

Caro Nuno, vejo que está atento ao que vai na blogosfera... isso é bom, ela precisa de pessoas como você... só que mais intervenientes.

Compreendo o que quer dizer ao referir "... o seu discurso foi demasiado "pessoalizante"", mas acontece que quem pessoalizou uma relação que até era normal e, porque não dizer, de amizade, foi o Sr. Alberto Miranda.
O seu comportamento, de que aqui não refiro pormenores, foi indigno de qualquer pessoa séria.

O amigo Nuno não sabe e vamos ficar por aqui.
Posso-lhe no entanto dizer que, caso não fosse "corrido" como foi, entre outras coisas, esse sujeito se preparava para, patrimonialmente, me prejudicar seriamente. A mim e aos meus vizinhos.

Mas esta é só uma das razões do meu posicionamento.

Dou por terminada esta troca de impressões sobre o "tema".

Um abraço,

8:25 da tarde

 
Blogger Unknown said...

Olá amigo Arauto!
Do assunto em questão não vou opinar, porque penso que não tenho o direito de dar opinião sobre aquilo que não entendo...
Digo apenas que admiro a tua fina escrita, a maravilhosa forma com que te exprimes.
Beijinhos!

2:25 da tarde

 
Blogger Unknown said...

Olá amigo Arauto!
Do assunto em questão não vou opinar, porque penso que não tenho o direito de dar opinião sobre aquilo que não entendo...
Digo apenas que admiro a tua fina escrita, a maravilhosa forma com que te exprimes.
Beijinhos!

2:25 da tarde

 
Blogger TopGama said...

Caro amigo Arauto:

Surpreendente, o seu Blog.

E digo surpreendente já que trás a este espaço público temas interessantíssimos que mexem com aqueles que vivem Aveiro com amor.

A elevação do assunto que transmitiu através do seu post, pedia mais consideração e respeito pelo assunto em discussão.

Começou a ser discutido desse modo e imaginava que íamos ter aqui uma "cavaqueira" interessante com opiniões diversas.

Esperava encontrar, até à exaustão, uma discussão sadia em que cada um se manifestasse com uma retórica que nos trouxesse algo de novo; que nos chamasse à atenção para pormenores interessantes. Isto, independentemente de serem a favor ou contra quem quer que fosse.

Infelizmente, e tal e qual como na sociedade em que estamos inseridos, vimos aqui o seu reflexo doentio.

Não aceito e quero deixar aqui vincado que, seja quem for, tente impor-se aos outros, tentando ter razão com comportamentos execráveis.

É simplesmente confrangedor constatarmos haver no nosso meio comportamentos tão repudiáveis como aquele que registamos.

Gostei da manifestação serena do Nuno.
É um jovem e as suas palavras são uma luz de esperança na modificação de comportamentos sociais arruinantes.

De qualquer modo, lamento o investimento que fez no seu post.
Ele merecia mais, acredite!

Cumprimentos.

5:43 da tarde

 
Blogger José Manuel Dias said...

Caros amigos da Bolgosfera

Devemos fazer sempre um esforço no sentido da emotividade nunca se sobrepôr à racionalidade...Os temas aqui trazidos são interessantes e justifica-se, a meu ver, uma discussão aprofundada.
Aveiro e os aveirenses bem merecem.
Cumps

9:15 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caros amigos, ao escrever o texto, pensava que iamos assistir a uma discussão de um cenário politico que embora fosse muito dificil de acontecer,a dita "aliança" ou então na "desaliança" que está no poder.
Cada um é livre de falar no que lhe apetece, a expectativa gorou-se,por vezes a nossa emotividade transporta-nos para campos que na nossa razoabilidade nunca queriamos pisar.
É importante discutir-se a vida da nossa Cidade com profundidade e seriedade.
Um abraço para todos e obrigado.

4:03 da manhã

 
Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

"É importante discutir-se a vida da nossa Cidade com profundidade e seriedade.

É bem verdade meu amigo, é bem verdade.
E para isso temos de pensar o presente e o futuro.

Desejo-lhe um óptimo fim de semana.

Um forte abraço,

11:32 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

A blogosfera no seu melhor:
Criticas assinadas
Louvores anónimos
Normalmente as coisas funcionam ao contrário

9:35 da manhã

 
Blogger Pé de Salsa said...

Olá, Arauto (da Ria)

Apesar de triste porque relata uma das muitas histórias "más" que se passaram antes do 25 de Abril, este seu texto está perfeito.
Escreve muito bem. Torna-se agradável ler as suas histórias que, se não descrevem situações reais, andam muito perto da realidade. Acredito mesmo que viveu algumas delas.

Aproveito para lhe agradecer as palavras que simpaticamente escreveu a meu respeito no meu canto.
Não regressei (ainda) mas vou tentar não desaparecer.

Continue a contar-nos essas histórias que tão bem conhece.
E os nossos jovens também gostam de saber do passado dos seus amigos e familiares mais velhos.

Um abraço.

10:17 da tarde

 
Blogger Pé de Salsa said...

Por lapso, deixei aqui o comentário que queria deixar no post seguinte. As minhas desculpas.

Sobre este assunto, muito teria a dizer. Mas não quero.

Um abraço, Arauto.

11:36 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home