Oficial encarregado de conferir e verificar os títulos de nobreza, de declarar a paz ou a guerra e de fazer proclamações solenes.

20061029

A FRIGIDEIRA DO TARRAFAL

A chamada “Colónia Penal Do Tarrafal”em Cabo Verde. Faz hoje 70 anos que chegaram os primeiros 152 presos dos 340 que por lá passaram, muito semelhante aos campos de concentração nazis. Morreram 32 presos entre 1936 e 1948 e ao médico do campo é atribuída a frase “não estou aqui para curar doentes, mas sim para passar certidões de óbito", os seus directores admitiam, “quem vem para o Tarrafal vem para morrer”. Este campo de concentração encerrou em 1954, sendo o último preso a sair Francisco Miguel, dirigente do PCP já falecido. Contudo com o eclodir dos Movimentos de Libertação de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, S. Tomé e Princepe e Cabo Verde, a Ditadura de Salazar voltou a utilizá-lo para deter os elementos dos movimentos de Libertação. Um dos nomes mais conhecidos que por lá passou foi o escritor Luandino Vieira. Existem 5 sobreviventes portugueses do inicio do Tarrafal, Edmundo Pedro ex-PCP e actual PS, Sérgio Vilarigues, Dirigente do PCP, Joaquim Teixeira, Marinheiro de 1936 e os outros dois não consegui identificá-los. Em Cabo Verde este dia 29 de Outubro é o Dia da Resistência Antifascista. Para todos nós vermos e pensarmos o que custou a LIBERDADE.

19 Comments:

Blogger TopGama said...

Desconhecia. Ainda bem que nos recordas esta grandiosa data.

Estas situações, ainda tão recentes, deviam ser ensinadas e lembradas nas escolas. O que será do futuro das nossas crianças que crescem como se não tivessem "um passado"?

Cumps

12:21 da manhã

 
Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

Sempre admirei a luta pela liberdade contra a ditadura salazarista.
Sempre tive grande apreço pelos homens e mulheres que abdicavam do seu próprio bem estar em nome da implantação da democracia.
De facto muitos deles eram, ou são, do PCP.

Tudo isso aconteceu até ter conhecimento dos reais instintos do PCP quanto á tomada do poder de forma anti-democrática, estlinista e sectária.

Hoje sabemos o que esses comunistas queriam edificar em Portugal.
A queda do muro de Berlim e do pseudo-comunismo soviético mostraram uma organização política pior do que a que existia antes do 25 de Abril em Portugal.

Quando estivemos á beira da guerra civil eu estava do lado oposto da "trincheira"... e estava armado no sentido literal do termo.

Defender a democracia com segundas intenções... não faz, nem nunca fez, parte da minha filosofia de vida.

Um abraço,

7:38 da tarde

 
Blogger Saramar said...

Arauto, boa noite.
Como são tristes as memórias das prisões! Meu coração se confrange com tais notícias. Porém, creio que nunca devemos esquecê-las ou escondê-las para que sirvam de exemplo sempre para os tiranos e para aqueles que defendem a liberdade.
Aqui no Brasil também temos alguns remanscentes dos tristes períodos das ditaduras, cuja mera menção nos assombra.
Beijos

11:36 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Topgama,obrigado pela visita.
Realmente é uma pena a nossa juventude não ser informada da história da ditadura fascista e da resistência antifascias, para os jovens saberem aquilatar o sofrimento e tortura porque passaram muitos resistentes, numa luta de mais de 40 anos, que com 25 de Abril acabou.

Caro José Alberto, na realidade eram muitos os elementos do PCP que ombreavam na luta anti fascista principalmente no inicio da luta, mas também nessa altura, não podemos esquecer os Anarqistas que também eram significantes. Temos de ser gratos eternamente a eles e posteriormente a outros de várias tendências que estavam aglutinados no MUD e MDP,que apesar de doutrinas diferentes, eram como verdadeiros irmãos e pais,uns para os outros.
Um verdadeiro democrata sente orgulho e gratidão por essa gente e o que eles queriam não se identifica nada com Muros de Berlim
e tomadas de poder, queriam como todos nós a Democracia e o bem do POVO.Desde Sociais Democratas a Stalinistas, defendiam sómente uma bandeira a da LIBERDADE.
Caro Zé, eu não creio que acredite
que os Comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço, pois eu apesar de não o ser admiro-os muito e até aos dias de hoje, sinto uma grande ademiração e profundo reconhecimento pelos Comunistas Portugueses.

SARAMAR, nós em Portugal temos muitas referências da luta antifascista e muitos locais que eram verdadeiros pesadêlos para os nossos resistentes. Sofreram torturas impensáveis nos dias de hoje no nosso País, desde choques elétricos nos orgãos sexuais á tortura do sono, tudo essa malfadada PIDE fazia para que os nossos antifascistas falassem e sabe que mais de 90% resistia.
Grandes homens e mulheres.
Vocês no Brasil tambem já tiveram a vossa conta, nas ditaduras que vos Governavam.

2:51 da manhã

 
Blogger Terra e Sal said...

Caro Arauto da Ria:

Foi em minha opinião, um dos marcos mais nojentos do fascismo, o campo de concentração do Tarrafal.
Ali penaram homens abnegados que deram o melhor de si em prol de um ideal em que acreditavam, numa luta constante e sem tréguas contra a opressão e a tirania.
Abdicaram de tudo, da muita ou pouca comodidade dos seus lares, do amor dos seus pais, mulheres, filhos, da convivência dos amigos para cumprirem uma doutrina que ainda pensam, e se calhar com razão, ser a melhor para os mais desfavorecidos, e menos protegidos da sorte.

Muitos passaram por lá...
Todos foram torturados...
Sabemos que a grande maioria eram comunistas, que tinham por inimigo, os fascistas os nazis, e a ignorância.
Não sendo comunista, tenho admiração por eles.
Penso que, mesmo agora que nos distancia longos anos dessa época, que aqueles que ainda hoje vivem com o mesmo fervor do antigamente os seus ideais socialistas, eram capazes de se sujeitarem ao mesmo sacrifício porque são gente séria e de convicções sãs, puras, fraternas e solidárias...
Tenho a certeza de que nada querem de especial para eles, apenas continuam a busca interminável para que, a “riqueza” seja menos rica, e a “pobreza” menos pobre.

Assisti há dias a um entrevista na televisão com o seu líder, “Jerónimo”.
Não foi novidade para mim, mas tocou-me bem fundo a resposta à pergunta da jornalista sobre o seu “salário”, já que, é deputado.
Respondeu com toda a naturalidade deste mundo:
Como deputado leva para casa o seu vencimento de operário especializado, ou seja, 150 contos/mês, o resto não é seu, vai para o partido.
Tenho a certeza que o mesmo acontece com o Carvalho da Silva da Intersindical e outros, que desempenham funções remuneradas acima dos valores que na sua vida profissional auferem.

Depois vemos a sua rectidão na política:
Sobre o “conselho” do PCP sobre um “seu” militante, creio que, presidente da Câmara Municipal de Setúbal renegar ao mandato, acharam por bem aconselhá-lo a isso, já que, ele estava a desviar-se “talvez por cansaço” dos interesses dos munícipes.
Penso que toca qualquer um ouvir isto...
É a pureza e nobreza de sentimentos verticais e isentos de mais, para aquilo a que estamos habituados...
É que nos lembramos logo de Felgueiras, Isaltinos e Majores.
Nessas coisas são efectivamente superiores ao comum das gentes que temos...
Gostava de saber quem são os partidos que fazem isto, e deputados, alguns que por lá andam, e que antes disso, nem salário tinham o que dão aos seus partidos...

São efectivamente diferentes da maioria das outras pessoas, aqueles que são “ a sério” são verdadeiros “sacerdotes” tomara “nós” católicos tê-los como “padres”, ao que por aí se vê.
No entanto penso que é uma “espécie” em extinção mas tenho pena, por tudo, e pelo que sei também...
Um abraço para si Amigo Arauto.

3:03 da manhã

 
Blogger Arauto da Ria said...

Amigo Terra&Sal, há quanto tempo não dizia nada no meu canto embora pressinta que de vêz em quando vem dar uma vista de olhos.Realmente você diz coisas com uma naturalidade e uma franqueza que me deixa a pensar, o quanto eu gostaria de dizer e não me sai.
Creia que completou na perfeição tudo o que eu queria dizer dos nossos comunistas, no comentário anterior que fiz, para responder aos meus ilustres visitantes.
Sabe que me deixou incomodado e impotente, o comentário do Topgama e até fiquei sensibilizado com a sua sinceridade ao dizer que não sabia da existência do Tarrafal.
Pense nisto meu amigo e verá que com os seus conhecimentos e com a vocação pedagógica que tem, era capaz de fazer muito por esta juventude que navega neste mundo.
Um abraço.

3:48 da manhã

 
Blogger Migas (miguel araújo) said...

Viva Caro Arauto
É triste que a nossa infeliz realidade cultural tenha por mau hábito esconder e deixar cair no esquecimento as relevantes memórias históricas da nossa política, tenham sido elas positivas ou negativas. Mas apesar de tudo, referências e importantes.
É por isso que a um jovem de 30 anos, de 20 ou de 15, o próprio 25 de Abril e o 25 de Novembro (claro!) já pouco ou nada dizem. Quanto mais o triste Tarrafal.
E nada ou pouco dizem porque a nossa cultura e ensino teimam em transformar em mitos o que foi a realidade histórica, pelo esquecimento e pela ausência na vida e no ensino dessas realidades.
Um abraço

11:03 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caro Miguel,realmente é triste, mas acho que nós devemos fazer qualquer coisa e o desafio que fiz ao nosso amigo Terra&Sal,Teria em si um grande suporte, pois demonstraria-se aos nossos jovens deste mundo, que duas ideologias tão diferentes serão capazes de se unir debaixo da bandeira da Liberdade e Democracia.
Creia que este pedido, eu seria incapaz de o fazer,a qualquer dirigente ou ex do seu partido, nem ao Freitas de Amaral.Por este facto veja como eu o considero.
Um abraço.

11:49 da tarde

 
Blogger TopGama said...

Arauto da Ria

Começo por agradecer os comentários no Topo de Gama.

Peço desculpa por não me ter feito entender. É que ao dizer que "desconhecia" referia-me à frase "Faz hoje 70 anos que chegaram os primeiros 152 presos dos 340 que por lá passaram, muito semelhante aos campos de concentração nazis". Precisamente. Ao aniversário!
Quanto à história da existência do Tarrafal, quem não conhece? Penso que apenas os jovens e as crianças de hoje, grupo ao qual já não pertenço. Será que tanta história, ainda tão recente, vai continuar a não ser ensinada nas nossas escolas?
Relativamente aos comentários anteriores, com os quais sempre aprendemos e tiramos as nossas conclusões, concordo genericamente com o Terra e Sal pois embora os militantes do PCP sejam muito mais controlados que os de outro qualquer partido político, também têm lá alguns menos bons que lá vão permanecendo. E não precisamos de ir muito longe para nos apercebermos como eles se comportam com os seus empregados (quando são patrões).

Cumpts

10:32 da manhã

 
Blogger filipe guerra said...

Fiquei contente com este post. Numa altura em que a blogosfera cada vez anda mais preocupada com coisas que não interessam a nada nem a ninguém, foi bom ler algo de realmente relevante, não só para a História do Portugal do séc. XX, bem como para as gerações futuras. Quem não tem memória, não terá presente, quem não tem presente, dificilmente terá futuro.
Tarrafal, Peniche e Caxias (entre muitos outros) são espaços essenciais para qualquer antifascista e democrata.
Numa altura em que se omite o fascismo, é bom recordar que este existiu, bem como a resistência a este.
O Partido Comunista Português, partido democrático e patriótico, foi sem dúvida a grande força de resistência ao fascismo. Se houve força politica que deu tudo pela democracia foi o PCP. O seu pasado está á vista e prova isso mesmo. Boatos, rumores, especulações, confusões entre desejos e realidades, apenas servem para qualificar quem os promove.
Parabéns pelo post.
um sincero abraço, arauto.

2:29 da tarde

 
Blogger Angela said...

Eu tenho que confessar a minha quase total ignorância relativamente aos acontecimentos dessa época, primeiro, porque os meus pais e eu não estávamos em Portugal, em segundo, porque na escola, em História, não houve nenhuma referência a esses acontecimentos.
O pouco que sei é por aquilo que vejo na televisão e coisas que vou lendo. Não sei se agora nas escolas se aborda este período histórico ou não mas acho que deveria sem dúvida ser feito. Afinal, foi uma época recente importante que mudou muita coisa.

Arauto, queria também aproveitar para te agradecer muito o teu último comentário no meu cantinho. Fiquei mesmo emocionada! Ainda bem que gostas do que eu escrevo.

Beijo grande.

3:29 da tarde

 
Blogger Pé de Salsa said...

Olá, boa noite Arauto (da Ria),

Parece que já consigo "entrar" para comentar.

Tem trazido até nós temas interessantes e que parecem esquecidos por muitos.
Dada a sua importância para a conquista da liberdade de um povo, que é o nosso, este é mais um dos que não podem ficar na gaveta.
Trazê-los de volta e "discuti-los" é uma prioridade. Mas neste caso, penso que os intervenientes que me antecederam já disseram quase tudo.

Um abraço

7:37 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

topgama,quando fui ao teu sítio apercebi-me logo que tinha cometido uma gafe em relação ao teu comentário, mas ainda bem que a cometi porque assim poderemos ser mais a ilucidar a nossa juventude, pois é mais que evidente a falta de informação que têm e ninguem se preocupa em dar-lha, como sabemos são milhares e milhões que passam por este mundo e que falam a nossa lingua.
Sobre os comunistas, há de tudo como em todas as doutrinas, mas é evidente que mesmo hoje, ainda são uma referência na prática da sua ideologia.
Estive a ver uma entrevista do bokassa da Madeira, acredita que me lembrei de ti.O tipo é um verdadeiro artista..!
Cumprimentos

10:26 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Filipe Guerra,é um prazer vê-lo por aqui. Agradeço o comentário e o elogio, mas não pense que é sempre assim, pois a maior parte das vezes, também entro na vulgaridade e o percurso nestas ocasiões é menos inquietante.
Sobre os comunistas, como já reparou estamos de acordo.
Volte sempre.
Um abraço

10:46 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Angela.
Cara amiga,estamos sempre a aprender e isso é muito bom, quando o queremos fazer e sentimos necessidade do conhecimento. Tudo isto e mais alguma coisa tens tu,daqui a uns tempos ainda vou ler um belo poema feito por ti dedicado aos nossos herois anti-fascistas, pois tenho a certeza que o seu percurso de amor, fraternidade e solariedade, é mais que suficiente para te inspirar.
Não me agradeças, pois eu é que tenho que dar graças ao momento em que te descobri.
Um beijo.

11:04 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Pé de Salsa.
Que saúdades..!
Você fecha a porta aos amigos ou fecharam-na e acredite que muitos sentiram aquilo que eu senti, um vazio.
Você já era è uma referência nesta comunidade da blogsfera e o seu canto, já estava a fazer-nos muita falta, tanta falta que vou saltar para lá de imediato.
Até já e um abraço.

11:30 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Pé de Salsa, você entrou com força sentimento e com tanta beleza.
Tentei comentar no seu sítio e não consegui, mas vou porfiar e hei-de conseguir, a não ser que esta giragonça me faça uma partida.
Mas eu quero muito comentar, está tudo ainda mais lindo depois do seu interregno, até aquela parte triste me emocionou, pois estou na mesma situação
Eu depois abro a alma no seu canto.
Um abraço

1:33 da manhã

 
Blogger Angela said...

Arauta desculpa mas vou ter novamente de te agradecer! As tuas palavras são muito carinhosas mesmo e obviamente me fizeram esboçar um enorme sorriso.
Talvez um dia consiga escrever esse poema... quando tiver bagagem suficiente para tal.

Beijo grande.

2:42 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Faço a ronda, não por imperativos menos concebíveis, mas porque este blogue é duma estética irrepreensível, comprometido com a beleza da vida, a merecer mais e constantes visitas, porquanto aqui respira-se serenidade, e sinto-me, dum modo agradável, satifeito, pois a excelência não tem preço, simplesmente apreço. Um texto interessantíssimo. Bom fim-de-semana.

12:58 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home