Oficial encarregado de conferir e verificar os títulos de nobreza, de declarar a paz ou a guerra e de fazer proclamações solenes.

20070107

O DIA SEGUINTE....

Despedimos há dias o ano 2006, quase como tinha começado, os problemas sociais a agravarem-se, a criminalidade a piorar, os valores a esfumarem-se, os ricos mais ricos e os pobres mais pobres, o País atolado numa crise profunda sem fim á vista, assistimos a uma nova vaga de imigração, a fome e a miséria vão grassando e nós impotentes e menos militantes vamo-nos resignando. No Mundo o cenário não é muito diferente, salvo raras excepções, fechou com chave de ouro para “o dono do Mundo”, que se deleitou com a cabeça do tirano Saddam Hussein, o Mundo assiste com alguns protestos, incluindo a velha Europa que com hipocrisia, não se cala mas consente. O cowboy com traumas e a ignorância dos seus antepassados, os quais, enforcavam um homem pelo simples roubo de um cavalo, está a transformar um ditador e um assassino, num mártir e herói do mundo Árabe. Mas como o asinino Bush outros mentecaptos estão no poder em vários pontos do Globo, o que provoca em nós cidadãos comuns, uma insegurança e uma apreensão dolorosa, pois sabemos que a qualquer momento mais tenso, algum deles poderá ter a leviandade de carregar no botão. O 2007 entrou saudado com foguetes, champanhe e alegria a rodos, ainda bem que todos nos esquecemos por momentos dos problemas que persistem, embebedados pela esperança vã que seja melhor que o falecido, aturdimo-nos e alheámo-nos, mas depois da ressaca e já com a clarividência habitual, vimos com tristeza que a passagem de Ano, não foi mais que o dia seguinte. No nosso rectângulo anunciam-se subidas assinaláveis de bens essenciais e voltámos á velha técnica de apertar o cinto sempre para os mesmos. Na nossa cidade a Câmara e a instituição desportiva mais importante e representativa de Aveiro, estão desgovernados e andam à rola e aguarda-se passivamente os seus encalhamentos. Curiosamente tanto a Cidade como o Beira-Mar, estão sobre o desgoverno das mesmas cores politicas, os seus líderes inertes, com encenações de carpideiras, vêm o afundanço e continuam no meio de um marasmo assustador a fazer fumaça.A incompetência, o laxismo e o emproamento vão-se sobrepondo á competência, á militância do bem comum e á entrega a causas, de uma forma assustadora, que se não forem travados a tempo, ficaremos subjugados e governados por uma espécie de seres que nasceram só para o protagonismo e oportunismo que para se manterem são capazes de nos venderem por três reis de mel coado.

29 Comments:

Blogger MAD*MAX said...

Venho desejar-le um bom 2007!
É com profunda alegria ke volto a comentar neste blog...num post virado pró país e pró mundo .não eskecendo a sua terra,as raizes,ke alguns tentam por a descoberto numa tentativa assassina de anikilar a arvore,mas eskecendo-se ke as mesmas morrem d'pé!

Bem vindo d'novo à blogoesfera!
Bem Haja

7:41 da tarde

 
Blogger Pé de Salsa said...

Olá, boa noite Arauto (da Ria),

Ainda bem que voltou. E com um texto sobre a actualidade do País e de Aveiro, do qual gostei muito.

Parece-me um pouco desanimado com tudo o que se passa à nossa volta mas há que ter esperança num mundo melhor. O tempo vai dar-nos uma ajudinha.

Desejo-lhe uma boa semana.
Um abraço.

10:12 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Sr. Arauto, analisadas os seus posts, parece-me ter um problema na sua vida mal resolvido.
Não seja tão pessimista, saudosista, etc.
Tente ser um Homem feliz.
ls

10:53 da tarde

 
Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

... chiça... esse regresso foi feito em "força".
É muito bom tê-lo por cá.
Um óptimo 2007... pelos vistos, dentro dos possíveis.

Um abraço,

11:08 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caro(a)Anónimo(a), fique tranquilo que na minha vida está tudo muito bem resolvido, acredite que se tivesse a capacidade de olhar só para o umbigo seria felicissimo.

11:26 da tarde

 
Blogger Migas (miguel araújo) said...

Caro Arauto
Seja bem vindo a este 2007, que partilhando da sua visão em todo igual à minha (ou quase, mas isso são pormenores), faz-me lembrar a pergunta do meu artigo no DA e no meu espaço: e rimos de quê?
E comemoramos a passagem para quê?
Um abraço

11:54 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Parece o muro das lamentações.
Arribem!
Não esqueçam: hoje é o primeiro dia do resto das vossas vidas.
Beijinos e abraços

10:04 da manhã

 
Blogger Luís said...

Crítica social tão necessária. Gostei deste olhar atento que parece não se ter desviado da realidade inebriado por fogos de artificio...

10:46 da manhã

 
Blogger veritas said...

Olá Arauto!

Venho desejar-te uma boa semana. Ano novo, causas velhas...que mais posso dizer?

Bjs.

7:40 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Arauto, as últimas do beira, merecem uma análise profunda da sua parte.

j.p

7:43 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Arauto, boa tarde.
Lendo seu primoroso texto, tenho a impressão de que você se refere ao brasil, tão parecidas são as condições daí e daqui.
Vivemos uma era de mediocridade na qual os aproveitores grassam como praga, roubando a vida e as ilusões daqueles que vivem honestamente.

Apesar de tudo, creio que ter os olhos iluminados pela esperança, sempre.

beijos

8:28 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Bom texto!

9:30 da tarde

 
Blogger Eärwen said...

Que bom te-lo de volta! E pelo visto com toda força.
Em certa parte do texto achei que viviamos no mesmo local...
Por vezes Arauto, é necessária a dor, a luta para que possamos aproveitar melhor a vitória.
Pérolas incandescentes cheias de desejo que teu 2007 seja muito melhor.
Com carinho amigo,
Eärwen
10.01.07

3:38 da manhã

 
Blogger jguerra said...

Texto em tom grava para problemas que vivemos diariamente neste nosso rectangulo. Pena que não haja uma vassoura para varrer várias pessoas da nossa política e do nosso país. Há séculos que somos governados pelos mesmos, saiem de um Governo comos ecretários ou ministros e depois entram como primeiro ministro ou afim... e continuamos na mesma. pena que não sejam eles a sentir realmente a crise... acoisa melhoraria num instante.
Bom texto... todos deveria, ler.

10:51 da manhã

 
Blogger Unknown said...

Amigo Arauto, como sempre a tocares na ferida! E muito, muito bem. Ainda haverá portugueses que tenham espaço no cinto para mais um buraco?
Nós não temos governantes, mas sim desgovernantes. Não sei mesmo onde iremos parar e pasmo-me com a passividade da maioria dos portugueses!

Beijinhos

4:56 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Estamos à espera de mais postas.

6:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Estamos à espera de mais postas.

6:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Estamos à espera de mais postas.

6:57 da tarde

 
Blogger Eärwen said...

Vim deixar simplesmente meu manifesto de saudade.
Um pérola incandescente com a palvra...saudade!
Grande beijo.
Eärwen
13.01.07

4:40 da manhã

 
Blogger Terra e Sal said...

Meu bom amigo:

Efectivamente os anos vão passando e as descobertas disto e mais aquilo, vão-nos entusiasmando, e a bestialidade praticada entre os homens vai-nos dizendo que tudo continua na mesma, que vai havendo desenvolvimento, mas não evolução.
Continuamos a ser uns bárbaros, uns primitivos, apenas usamos camisas engomadas e fatos vincados, no resto estamos iguaizinhos.

O post está bom, pouco ou nada há a acrescentar.
Começando pela nossa urbe, ela viveu efectivamente anos, poucos, de esperança, de desenvolvimento e evolução.
Pensávamos estar dado o mote, para valer no futuro, viesse quem viesse.
Nada mais enganoso, voltamos a regredir, agarrados a um fundamentalismo tacanho e retrógrado que desde sempre nos tolheu, por sermos uns “ceguinhos”..

No futebol que não detesto, mas a que nunca liguei, é efectivamente uma réplica do mesmo comportamento do município, com trocas e baldrocas, muita conversa fiada para pessoas que, era suposto ter o cérebro minimamente ginasticado.
Dizem ter “vendido” o nosso peixe miúdo, e que foi um negócio das arábias, como se parecerias fosse alguma mina de ouro, para o mais carenciado.
Depois, descobrimos que os interessados nem gostam de peixe, e que só comem marisco, E sem sabermos bem dos porquês, lá aceitam a caldeirada.
Desconfio bem que no meio daquilo tudo, ali há gato, porque esses, é que costumam comer peixe, do miúdo.

Pelo mundo vai acontecendo do pior e parece que é bem absorvido pelos mais fracos, como exemplo a seguir, e que fazem de conta que repudiam mas é aceite por toda a gente mesmo por aqueles que deviam ser a alma dos homens na terra.
Efectivamente cada vez concordo mais com aquelas lições que recebíamos em garotos, em que nos ensinavam que o homem era um animal igualzinho aos outros, que apenas se distinguia no seu comportamento racional. Eu, achava isso uma enormidade, era para mim um absurdo.
Para mim o homem em nada tinha a ver com os animais. Hoje reconsidero, e até me parece mesmo que essa coisa do “racional” devia ser revista para não andarmos a viver enganados e a enganar os outros.

O Bush lá vai substituindo “Deus” na terra, e impondo os seus mandamentos, com o consentimento pacífico dos obsoletos “apóstolos”.e já nem falo do resto da populaça que anda à sua volta a lamber-lhe, sabe-se lá o quê.
Portanto nada de ilusões, ano novo, vida velha!
Um abraço Arauto.

7:58 da tarde

 
Blogger Al Berto said...

Viav Arauto:

Os meus votos de que passe um óptimo fim de semana.

Um abraço

6:52 da tarde

 
Blogger Anna D'Castro... said...

Oi querido, passei para te agradecer e retribuir a visita e os votos de feliz novo ano aproveitando para reforçar este teu artigo: Entra ano e sai ano, a esperança dum mundo melhor é premente, mas quem detem o poder, que poderia deter as guerras e defender a paz e a harmonia entre os povos não está nem aí...
Resta-nos defender e cumprir a nossa parte e passar aos nossos descendentes os valores morais e sociais necessários para que o mundo possa um dia ser bem melhor e mais humano...
Um beijão
Anna

4:46 da tarde

 
Blogger Pé de Salsa said...

Caro Arauto (da Ria),

Apetecia-me deixar aqui uma imagem igual à que nos deixou. De pedinte!
Posso pedir mais um texto desses de que tanto gosto?

Desejo-lhe uma óptima semana.

Um abraço.

10:33 da tarde

 
Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

O Estados Gerais desenvolve, por esta altura, uma luta sem tréguas contra a hipocrisia e a falsidade e a favor da justiça e da moralidade.
Diariamente surgem relatos que me envergonham de ser português.
Misturam-se conceitos profanos com argumentos religiosos... e já chega ao cúmulo de bispos compararem um aborto (seguramente feito por circunstâncias excepcionais) á pena de morte.

O contributo dos comentários de pessoas sãs de espirito e sérias perante a vida como o Arauto, são o melhor "bálsamo" que poderá ser prestado.


Um abraço,

8:05 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Saudades...

7:03 da tarde

 
Blogger Terra e Sal said...

Então amigo Arauto?
Vamos a arranjar outro tema para mudarmos o “boneco”?
Não é por nada, mas como o vejo ali há tanto tempo, agora quando olho, parece que vejo o senhor Presidente da Câmara a “convencer” os munícipes, de que nada tem para lhes dar...
Um abraço e tire-me dali o infeliz, que me faz sentir mal...

3:04 da manhã

 
Blogger Al Berto said...

Viva Arauto:

Bom fim de semana.
Um abraço,

11:44 da tarde

 
Blogger Pé de Salsa said...

Bom dia Arauto (da Ria),

Continuamos à espera. Esta sua atitude que acredito ser involuntária torna-nos pessimistas e com vontade de fazer o mesmo (falo por mim).

Tenha um bom fim de semana.

12:16 da tarde

 
Blogger Eärwen said...

Saudades viu!!!!
Grande beijo.
Eärwen
28.01.07

1:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home