Oficial encarregado de conferir e verificar os títulos de nobreza, de declarar a paz ou a guerra e de fazer proclamações solenes.

20060903

Aveiro ou Avintes

Ao ler "O Correio da Manhã" deparo-me na pag.9,quase preenchida com a noticia do "tuning-strip tease",que começou ontem em Aveiro. Uma foto degradante, (mais apropriada a revistas cor de rosa ou eróticas) com três modelos Brasileiras, com trajes reduzidíssimos em pose aliciante, que ajudariam a subir a temperatura para o strp-tease que se aguardava. Noticiam-se também "car wash","speaker" com mangueira, (e se não tivesse?!), poucas máquinas, pouco público, (HAJA-DEUS!) GNR interventiva e atenta, a BT assustou alguns "tuners" que telefonaram para saber se havia outra maneira de chegar ao Estádio e mesmo assim só multou um participante, por conduzir a falar ao telemóvel. A sessão de strip, segundo a organização, foi resguardada para não chocar as pessoas mais sensíveis. (crianças, padres, freiras e feministas!) Para hoje, os mesmos protagonistas atrás referidos, com a participação do público, aceleração, acrobacias e "T-SHIRT MOLHADA"e última sessão de "CAR WAS", sendo estes dois eventos o fecho da festa. Lindo! Lindo de morrer! Tão lindo como a cara e não só dos autarcas da nossa cidade, que autorizaram este espectáculo que os eleva á qualidade de bestas-quadradas. Mas num canto inferior da mesma página do citado Diário, vem uma notícia sobre AVINTES: ESPERADOS 50 MIL VISITANTES ATÉ AMANHÂ EM GAIA. Com a devida vénia vou transcrever os caracteres, que o "Correio da Manhã" gastou com uma notícia que mobiliza 50 mil pessoas e só não publico a foto, (porque não sei como se faz) reduzida, mas bonita, pois mostra-nos gente trabalhadora e orgulhosa da sua mais valia em termos históricos e culturais. Vamos á notícia: "BROA AVINTES. São esperadas 50 mil pessoas para a tradicional Festa da Broa que se realiza até amanhã em Avintes, Vila Nova de Gaia. A organização estima que se irá consumir mais de sete toneladas de broa. Esta será vendida nos 14 pavilhões e restaurantes a 1.20 euros a unidade. Feita com farinha de milho, centeio, sal e água a ferver a broa de Avintes é o mais forte símbolo da vila e uma mais-valia em termos históricos e culturais." Olhando para a página do jornal, nota-se que a nossa comunicação social está a empurrar-nos para os valores que a nossa sociedade actual cultiva e que alguns dos nossos políticos promovem. Que frustração não sentirão os autarcas de Gaia pelo tratamento dado às duas noticias, mas tenho a certeza que se lerem e pensarem sentir-se-ão reconfortados, pois o acontecimento deles, arrasta 50 mil pessoas, deixa muito dinheiro nos bolsos dos seus contribuintes, dá-lhe maior publicidade directa e indirecta e acima de tudo promovem a sua cultura e os seu valores históricos. Em Aveiro nós promovemos um espectáculo consumista e degradante e os nossos autarcas desmiolados e gastaram mais algum do dinheiro que não temos. Para não me conotarem infundadamente, estes exemplos são protagonizados pela mesma doutrina, só com pessoas diferentes e de outro NIVÈL.

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Arauto,

Eu não tenho nada contra a realização dos eventos tunings em Aveiro e no que lá se passa! Para mim até podiam fazer um salão erótico incluído.

Só acho é que a brincadeira do tuning destruiu completamente o estacionamento do estágio (e tive conhecidos que lá foram e disseram que o parque ficou miserável).
E agora quem é que arranja aquilo?! Ninguém! E ficamos com estacionento todo f*dido.

Ricardo Pires
http://ricardopires.blogspot.com/

1:52 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Correcção:

"Só acho é que a brincadeira do tuning destruiu completamente o estacionamento do estágio"

Queria dizer estádio. :)

Ricardo Pires
http://ricardopires.blogspot.com/

1:54 da tarde

 
Blogger Saramar said...

Olá Arauto, é um prazer conhecer o seu blog novinho e tão bom!
Agradeço-lhe pela beleza de suas palavras e pela compreensão dos meus sentimentos.
Já fiquei amiga do blog.

Beijos

10:42 da tarde

 
Blogger Pé de Salsa said...

Boa noite Arauto (da Ria).

Vim agradecer-lhe a visita e dizer que estou a gostar muito deste seu blog pois mostra que está atento ao que se passa à nossa volta.

Este seu post sobre a diferença no tratamento jornalístico dado aos dois eventos é pertinente mas...já não surpreende. É de lamentar!

Uma boa semana para si.

11:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Tem alguma coisa contra as brasileiras?

5:11 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Não tenho nada contra brasileiras, nem qualquer outra nacionalidade ou raça,limitei-me a respigar a notcia do referido jornal.

10:05 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Grande Arauto. Estás em forma.
Continua.

11:40 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Ricardo Pires: Tenho intervido no seu blog e por esquecimento,não disse nada da sua intervensão.
Eu também não tenho nada contra esses acontecimentos,desde que seja nos Países e na cidade dos outros, agora na nossa terra eu gostava de outro tipo de realizações com mais interesse e mais culturais.
Tambem não gostei mesmo nada,que fosse realizado na casa oficial do nosso Beira.
Quem vai pagar os estragos? Fácil...Os Aveirenses.

1:23 da manhã

 
Blogger Terra e Sal said...

Meu Caro Arauto da Ria:

Todos sabemos que a personalidade e carácter de cada um, é um conjunto de circunstâncias em que, há uma parte genética, mas depois, há ainda a vivência e os meios de convivência que escolhemos ou não, mas que nos traça o destino daquilo que seremos em comportamento.

Assim, a cultura que absorvemos é aquela que temos para dar aos outros.
E a cultura da rapaziada da Câmara, está à vista de todos, mesmo daqueles que querem ver as coisas de um modo diferente não conseguem, é que, não podem ficar indiferentes à realidade nua e crua.

A festa dos tuninngs com toda a sua envolvente perversa, faz-nos sentir, cheirar e ouvir bem longe, o ruído de toda uma pobreza de espírito.

Depois, a seguir aos cheiros de gasolinas queimadas vêm os ruídos feitos dos copos bebidos, nos “tascos da noite”, em que o tema é:
As gajas boas em Aveiro.

Uma miscelânea chocante, é aquilo que nos estão a querer deixar como dote.
Falando-se de ideias sérias para a cidade ou para o concelho, a resposta é apenas e só uma:

Um silêncio sepulcral!

É que, qualquer um deles não vislumbra apetência para nada de nada, a não ser recreio, ainda por cima do mais baixo possível,e pelo que se vê as suas apetências são mesmo radicais.

Efectivamente chegamos à conclusão que a “rapaziada” da Câmara só pensa em diversão, e dentro das possibilidades que sejam do mais erótico possível.

E com estas festangas, ainda querem convencer os outros de que são, "cristãos".
Pelo mal que nos fazem, muitas missas e penitências têm de fazer a rezar, para conseguirem a salvação.
É que a nós fazem-nos a vida num inferno.

Cumprimentos.

2:26 da manhã

 
Blogger Saramar said...

Oi Arauto, bom dia.
Obrigada pela gentileza. procuro postar dia sim, dia não.
Se gostar de poemas, que tal visitar meu outro blog, que deixei no link deste comentário?
Obrigada.

beijos

12:46 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Eu sou de Avintes e com muita honra.
HILARIO

11:22 da tarde

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caro Terra & Sal:
Tive a honra da sua visita e por azar,não estava em casa,para o poder presentear,com uma boa garrafa de vinho e um bom queijo, pois tenho a certeza que seria a companhia ideal para uma seia,para nos acompanhar numa boa conversa, que consigo, fluiria com facilidade devido á sua qualidade como orador e ouvinte. Seria longa e intensa e penso que nenhum de nós iria ficar com a sensação de ter falado muito e não ter dito nada.
Sobre o comentário,tenho que lhe dizer,que comungo em absoluto com ele,mas se olhar bem para os figurantes, não podemos esperar outra coisa, eles toda a vida andaram a fazer que faziam e as suas vidas são umas mãos cheias de nada.
Sintéticos, superficiais e foliões de espetáculos Pimba,a quem ofereceram a gerência da nossa autarquia. O Souto com a arrogância dele e com os tiques de Stalinista tem muita culpa e nunca lhe irei perdoar, por lhes ter dado de mão beijada uma vitória, que até hoje ainda não degeri.
Os beijos e abraços que tinha com alguns deles saíram-no bem caros.
Não digo mais nada porque não gosto de monólogos e falta você e o tinto.Por falar deste não pense que seria um Barca Velha ou outro do género,(a minha casa é humilde e estão interditos luxos desses) mas seria uma boa pinga.
Um abraço.

1:46 da manhã

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caro anónimo de Avintes, eu no seu lugar também teria orgulho de ver a minha terra, por ela ser badalada por cultivar tão condignamente a sua cultura e a sua história.Parabens.

1:54 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Bravo arauto.
Então não sabiam que Aveiro é a 4ª ou 5ª cidade do país e não tem Câmara!
Todas as Câmaras dizem que não têm dinheiro e fazem obra, e Aveiro só faz mer..
Se não sabem, que se demitam.
Aveiro não pode parar.

4:47 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Bravo arauto.
Então não sabiam que Aveiro é a 4ª ou 5ª cidade do país e não tem Câmara!
Todas as Câmaras dizem que não têm dinheiro e fazem obra, e Aveiro só faz mer..
Se não sabem, que se demitam.
Aveiro não pode parar.

4:48 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Mas a Câmara houve e promete a toda gente, só que não fazem nada.
O que importa é entreter a malta!...

5:10 da tarde

 
Blogger Nuno Q. Martins said...

Caro Arauto;

Começo por felicitá-lo pela iniciativa do blog.

Agradeço-lhe os comentários simpáticos e elevados que deixou no Bancada Norte e no Código da Vivência.

Registei o seu apelo para que deixásse aqui uma palavra. Saiba que tenho lido os seus posts com atenção. A ausência de comentários da minha parte deve-se à minha forma de estar na blogosfera. Sou mais ouvinte que falante. O que tenho a dizer, digo-o essencialmente nos meus blogues. Lá sinto-me à vontade para debitar asneiras, se assim acontecer.

Continuarei a visitá-lo com regularidade e a analisar as suas postagens. Só não lhe prometo é que comentarei com a mesma assiduídade, mas nunca se sabe.

Não sei se reparou, mas coloquei o link para este espaço no CV há mais de uma semana.

Cumprimentos.

4:34 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Arauto,

Diga lá qual foi o tacho que perdeu no pós-eleições... Só aqui pra nós... Não dizemos a ninguém...

10:04 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Volta, Dr.Alberto Souto de Miranda!
Está a fazer muita falta a Aveiro, porque fomos enganados.

10:29 da manhã

 
Blogger Arauto da Ria said...

Responder a anónimos é sempre ingrato por não podermos personalizar, mas agradeço a visita e não apagrei ou limitarei estes de se manifestarem, se forem educados como até aqui.Agrdeço as palavras de apreço de uns e a outro digo-lhe que Dr. A. Souto era inquestionávelmente muito superior,o que não implica que a minha critica sobre ele se altere.
Com o pós eleições perdi o tacho que sempre tive...o de pagnte.

4:00 da manhã

 
Blogger Arauto da Ria said...

Caro Nuno:
Vem postar quando quiseres, pois respeito a tua maneira de estar neste mundo, mas permite-me que te diga que se todos nós fizermos como tu,isto é capaz de se tornar muito insepiente.A interactividade
entre as pessoas é que torna isto mais fascinante.Sei que me vais continuar a visitar o que agradeço,
Mas será que entre amigos tem que haver agradecimentos?!

4:19 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Só quero focar um ponto:

http://riadeaveirohc.blogs.sapo.pt

12:35 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Caro arauto da ria,

sou de Avintes e com muito orgulho!
E apraz-me ver que Avintes não só é conhecida como reconhecida fora do seu Concelho...
Obrigada!
Sandra Silva

1:13 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home